30/08/2017

Por Gustavo Borges

Aprenda fazer o seu Fluxo de Caixa

Fluxo de caixa é uma ferramenta que ajuda na gestão financeira das empresas

É com ele que é possível realizar um controle de movimentações financeiras, entradas e saídas de recursos, em um período de tempo determinado por quem estiver realizando essa gestão. 

Essa é uma das ferramentas mais importantes da gestão financeira. Independentemente do tamanho ou do setor da empresa é extremamente necessário que se saiba o que entra e o que sai do caixa, todas as contas que estão para vencer e todo o dinheiro que está provisionado para ser recebido.

Por ser tão importante, é algo que necessariamente precisa ser utilizado no dia a dia das empresas, pois somente assim é possível ter todo o conhecimento de todo o dinheiro que entra e sai da empresa e manter tudo em dia, sem se atropelar em dívidas ou não ter noção do lucro que a empresa está tendo. Muitas empresas menores não enxergam quão crucial para o negócio é fazer o controle do fluxo de caixa, deixam as entradas e saídas sem nenhum tipo de registro e no final do mês o dono não tem a mínima ideia de para onde foi o dinheiro.

Como realizar a gestão do fluxo de caixa?

Basicamente você precisa documentar todas as movimentações financeiras da empresa e isso geralmente é feito de duas maneiras: ou você realiza um regime de caixa ou um regime de competência, ou até mesmo utiliza essas duas formas para realizar sua gestão. 

O regime de competência funciona quando a gestão é realizada a partir das datas de todas as transações logo quando elas acontecem, enquanto o regime de caixa é quando a gestão é realizada com as datas das transações baseadas nas entradas e saídas de valores do caixa. Dessa maneira o fluxo é mais palpável e demonstra todas as disponibilidades bancárias que a empresa efetivamente tem no dia a dia, porém fica mais fácil de ocorrerem alguns erros, já que muitas vezes existem contas que se atrasam e a empresa pode até achar que tem lucro, mas várias contas atrasadas fazem com que a realidade seja um pouco diferente.

A mão na massa para realizar a gestão do fluxo de caixa pode ser realizada de diversas maneiras. Existem sistemas que fazem essa função - é possível fazer por planilhas e até mesmo por documentos e papéis físicos. O importante é descobrir qual método faz mais sentido para a sua empresa, e ir fundo na gestão no dia a dia.

Quais os passos para fazer o fluxo de caixa?

  • Primeiro passo: tenha um plano de contas. Esse plano ajuda a separar as ações que são realizadas com o dinheiro em diferentes categorias, e é importante para toda análise que será feita no financeiro da empresa. Divida as categorias como: despesas fixas, despesas com serviços, gastos não previstos, orçamento de marketing, impostos, recebimentos, entre outras. Não se prenda a nenhuma categoria, e crie o que melhor de enquadre a realidade da sua empresa.
  • Segundo passo: documente os lançamentos financeiros a partir do plano de contas. Com o plano de contas bem definido fica mais fácil realizar os lançamento de todas as entradas e saídas de dinheiro no dia a dia. Esses lançamentos são todas as transações realizadas pela empresa. Dessa maneira você consegue ter uma visão bem mais geral do fluxo de caixa.
  • Terceiro passo: analise, sempre. Depois de fazer os lançamentos na sua planilha, no seu sistema ou em qualquer outra ferramenta que você escolha para realizar a gestão fica muito mais simples encontrar o saldo final do caixa da empresa. É só calcular tudo que entrou naquele dia e subtrair todos os valores que saíram do caixa. Essa análise é muito importante para que o gestor entenda melhor o fluxo de entrada e saída de recursos.
  • Quarto passo: junte os dados. Existem inúmeros relatórios que podem ser feitos a partir desses lançamentos e números. Procurar analisar dados de resultados consolidados é uma ótima maneira de conseguir enxergar um cenário mais geral e o mensal do fluxo de caixa da empresa. Por isso é muito importante adicionar os resultados diários, para conseguir enxergar melhor os números mensais.
  • Quinto passo: deixe os resultados mais visuais; com isso, fica mais fácil voltar sempre para analisar os resultados de uma maneira mais simples e objetiva.

  • Av. Pio XII, Nº 618 - Cidade Jardim CEP 74.425-010 - Goiânia - GO

  • (62) 3933-4300

  • araguaia@araguaiasistemas.com.br